Diferença entre feira, congresso, simpósio e exposição.

Atualmente, os eventos para divulgação de empresas estão em alta. Muito se ouve falar em eventos como feira de negócios, congressos, simpósios, exposições, dentre tantas outras modalidades que prometem alavancar a popularidade das empresas. Porém, antes de decidir montar um estande na próxima feira ou exposição, você precisa entender que existem diferenças entre esses diversos tipos de eventos e cada um tem as suas particularidades. Entender essas diferenças é fundamental para escolher de forma consciente como divulgar sua empresa. Feira – Normalmente tem objetivo comercial direto. Trata-se de um espaço (que pode ser público ou reservado a um público restrito) no qual organizam-se estandes que visam apresentar o produto a este público. Ali encontram-se pessoas prontas a tirar dúvidas e a fornecer as informações necessárias para buscar o interesse dessas pessoas. Quando você expõe em uma feira, ficará lado a lado com os seus concorrentes, e é por isso que este tipo de evento demanda, além da estética do estande, bom atendimento e diferenciais em forma de brindes ou pequenos grupos. Se optar por este tipo de evento, criatividade é fundamental. Exposição – É a modalidade que mais se assemelha a uma feira. Muitas pessoas ainda se referem (erroneamente) a ambos os eventos como se fossem uma coisa só. Porém, para entender a diferença, é necessário focar no objetivo de cada um e à qual público eles são direcionados. Uma exposição pode ter ou não caráter comercial. Trata-se de uma exibição pública de obras artísticas e produtos técnicos, científicos ou até mesmo do segmento industrial. Neste caso, as peças expostas são apreciadas pelo público que passará a conhecê-las e poderá a partir de então interessar-se ou não por elas. Congresso – Se você é representante de determinado setor e busca entender melhor o que está acontecendo no mundo corporativo do seu segmento, talvez você deva inscrever-se em um congresso. Tratam-se de reuniões das quais as diversas entidades participantes discutem problemas e soluções em seu segmento. Essas reuniões podem acontecer em âmbito nacional ou internacional, e não se tratam de algo direcionado ao comércio, por exemplo. Participar de um congresso pode ser uma forma de manter sua empresa atualizada sobre novas tecnologias e novas condutas no setor em que ela atua. Os assuntos são debatidos de forma geral, não muito focada em determinada vertente. Simpósio – Funciona como um tipo de mesa-redonda, na qual está presente um coordenador para mediar os debates. Este tipo de evento é mais utilizado em assuntos científicos e, quando diversas pessoas do segmento se reúnem, acontece ali um intercâmbio de informações que promovem o crescimento de todos os envolvidos. Esta modalidade só difere da mesa redonda porque nela os temas são discutidos diretamente com a plateia. Não há debates entre os participantes da mesa, como acontece na mesa-redonda. Agora que você já conhece as principais características destes tipos de eventos, ficará mais fácil definir o que será melhor para a sua empresa. Muitas vezes, a forma através da qual você divulga o seu produto faz toda a diferença na forma como ele será recebido pelo público.

1 visualização